quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Elantris - Brandon Sanderson


Autor: Brandon Sanderson
Gênero: Ficção Fantástica e Política
Edição Brasileira: Leya
Páginas: 576
Sinopse: O príncipe Raoden, de Arelon, foi um dos tocados pela maldição que o levou a viver, ou a tentar sobreviver, em meio à loucura e maldições da cidade caída que, desde a maldição, tornara-se um cemitério para os que foram amaldiçoados. Prestes a se casar com Sarene, filha do rei de um país vizinho de Arelon – uma mulher que nem chegou a conhecer pessoalmente, mas que, mesmo com um casamento politicamente forçado, passou a conviver por meio de cartas – o príncipe é dado como morto, uma situação que parece ser irremediável, mas que precisa de explicações. E são esses mesmos esclarecimentos que Sarene procura ao chegar em Arelon e descobrir que tornara-se viúva antes mesmo de conhecer seu marido. E a partir daí começa a entender que terá que tomar conta de tudo sozinha, principalmente de um homem chamado Hrathen, um dos mais poderosos nobres, que está disposto a substituir o rei Iadon, pai de Raoden, para poder converter o país à religião Shu Dereth.

Eu me orgulho de poder dizer que tenho este livro em minha estante. Apesar da pouca fama e divulgação (nunca tinha ouvido falar dele, comprei por acaso, numa promoção) comparada aos outros grandes títulos atuais, como As crônicas de Gelo e Fogo (que, por acaso, ainda não li), e mantendo-se oculta na sombra das mesmas, Elantris é uma excelente obra.

No início da leitura, eu não dava muita importância ou valor para o que acontecia com os personagens, ia apenas lendo e admirando a capa ou pesquisando os aons, seus símbolos e significados quando estes apareciam na história. Entretanto, logo perto da metade do enredo, eu estava fascinado por Arelon, pelo carisma e pelas táticas habilidosas de governar à distância de Sarene, pelo carisma ainda maior e força de vontade de Raoden e, com um pouco de raiva por admirar a ousadia inteligente das jogadas de Hrathen.

O livro intercala capítulos dos personagens principais; Sarene, a princesa de Teod, que foi à Arelon para casar com o príncipe de Arelon, Raoden, criando, além de uma relação íntima, uma aliança política muito forte, com o principal objetivo de mostrar resistência ao Shu Dereth, sendo Arelon e Teod os únicos países ainda não considerados oficialmente derethis; Raoden, que como já descrevi, é o príncipe de Arelon e está prestes a se casar com Sarene, mas é tomado pela Shaod, uma transformação mística, que antes tornava os arelenos seres quase divinos, capazes de usarem magia, mas que agora, sem motivo aparente, trazia à vítima uma maldição misteriosa. Os tomados pela Shaod antiga, que divinizava, iam viver em Elantris, uma cidade-fortaleza criada pelos mesmos. Agora, eles eram aprisionados em Elantris, que, de certa forma, apodreceu, repleta de lodo e seres estranhos e primitivos, talvez até agressivos. E, por último, Hrathen, um sacerdote muito fiel ao Shu Dereth, com passado obscuro e agora, a missão de converter, do jeito mais pacífico possível, toda Arelon, começando estrategicamente por Kae, a cidade próxima à maldição que é Elantris, dentro de terminado prazo.

É realmente incrível ver quanto é possível mudar com força de vontade. Mesmo sem nada para fazer, muito é feito. Todos os segredos descobertos por Raoden sobre Elantris e seu recente amaldiçoado passado. O livro foi ótimo e está na minha lista de favoritos. Recomendo com certeza!

4 comentários:

  1. Olá e como disse, estou aqui!
    Nunca li esse, mas gostei um pouco da história, ótima resenha :)

    Bjinhos
    Chá de Calmila
    FAN PAGE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelo elogio, vale muito a pena lê-lo.
      Já visitei e estou seguindo seu blog, até mais!

      Excluir
  2. Oi Jedian, tudo bom?
    Nossa, os livros de fantasia que a Leya publica são sempre maravilhosos. Eu ainda não conhecia esse livro, mas certeza que vou comprá-lo. Sua resenha está muito, muito boa, gostei porque é bem explicada e não me passou spoiler nem nada, parabéns!
    Seu blog é super organizado também!
    Tem post novo!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah! Tudo bom comigo, e com você?
      A Leya realmente capricha na seleção e publicação dos seus livros! :) Vale a pena comprar, parabéns por decidir! Obrigado pelo elogio e já estou indo conferir o novo post!

      Até mais!

      Excluir